Festival Cidades Resilientes
This event has passed.

Festival Cidades Resilientes

O festival Cidades Resilientes vai debater, com amplitude e pluralidade, o verdadeiro significado das cidades e a forma como temos de as construir para as próximas gerações.

De 16 a 17 de julho a cidade de Coimbra é o palco principal deste festival que se desdobra entre conversas no Convento São Francisco – Sala Almedina que serão, também, transmitidas online, entrevistas e workshops no comércio local da cidade, sessões de poesia na rua e até um encontro de instagrammers.

Como se vão estruturar no futuro as cidades resilientes, que são capazes de se reinventar e de se adaptar constantemente? Como vão as cidades dar respostas às exigências da saúde ambiental? Qual o papel da cultura e educação nas cidades? Como serão as comunidades do futuro? De que forma a dimensão digital e virtual vai impactar a construção das cidades onde todos queremos viver? Estas são algumas das perguntas que vão guiar os debates e reflexões ao longo do festival. Descobre todos os detalhes em baixo.

Planeamento e sociologia urbana
Como se vão estruturar as cidades resilientes, que são capazes de se reinventar e adaptar constantemente?
Desafiámos personalidades que admiramos a refletir sobre a ideia de cidade do futuro, não só numa perspectiva urbanista, mas também na forma como se encoraja a vivência em comunidade. A redefinição do mundo dos transportes, com os veículos autónomos, a importância do peão e, até, a pandemia vão ser transformadores radicais das novas cidades.

Sustentabilidade e Regeneração
Não fosse a pandemia e o tema da sustentabilidade continuaria a ser o principal alvo de manchetes dos jornais. No entanto, nos meios mais académicos, abandona-se o termo sustentabilidade e ganha-se espaço para novas definições, como a regeneração, que sublinha a necessidade de já não irmos a tempo de procurar, apenas, a sustentabilidade. Como vão as cidades dar respostas às exigências da saúde ambiental?

Cultura e Educação
A cultura e a educação sempre foram temas associados à dimensão da urbe, até como construtor de uma identidade de uma comunidade. Mas a sua forma de marcar presença nas cidades está a mudar. Por um lado a educação atravessa uma fase de questionamento sobre a sua forma de estar estruturada. Por outro a cultura ocupa um lugar cada vez mais central na coesão de uma comunidade, mas atomiza-se na diversidade de áreas, obrigando a uma reflexão sobre os espaços físicos que podem ocupar.

Nova Antropologia
Esta é uma época em que muitos dogmas são colocados em causa. Desde a ideia do humanismo como forma de superioridade dos humanos em relação à natureza, passando pela valorização do pensamento holístico ou as reflexões sobre a importância da saúde mental no contexto do dia-a-dia ou, mesmo, as consequências actuais da herança histórica de um povo. Como pode esse novo pensamento humano afectar a definição das comunidades futuras?

A Importância do Digital
Já não há volta a dar sobre a importância fundamental que a opção online vai ocupar na vida das pessoas. Se isso já era evidente há uns anos atrás, hoje, como resultado da pandemia, tornou-se inquestionável. De que forma a dimensão digital e virtual vai impactar na construção das cidades onde todos queremos viver?

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Subscrição efectuada com sucesso!