CICLO DE COLÓQUIOS POLÍTICAS URBANAS DE PROXIMIDADE: Smart Cities – Que perspetivas, entre tecnologia e comunidade
Este evento já passou.

CICLO DE COLÓQUIOS POLÍTICAS URBANAS DE PROXIMIDADE: Smart Cities – Que perspetivas, entre tecnologia e comunidade

A crise pandémica tem sido um acelerador de tendências. Expondo com mais evidência fragilidades e desigualdades sociais, económicas e ambientais, e acentuando as contradições advindas dos modelos anteriores de desenvolvimento. Mas também impulsionando perspetivas alternativas de ação pública, social e privada – nas mais diversas escalas e territórios, mas em particular nas escalas de maior proximidade. Acentuando-se muitas dinâmicas de ação comunitária, de subsidiariedade, de solidariedade em proximidade.

Para responder a riscos globais e a desafios locais, os territórios urbanos desenvolvem novas políticas públicas que valorizem o compromisso e a proximidade entre poderes públicos, atores socioeconómicos e cidadãos. Inovando nas abordagens, nas metodologias, nas coresponsabilidades, nos protagonismos.

Como e por quem estão estas políticas a ser pensadas e desenvolvidas? Como podem ser aprofundadas e potenciadas? Estes são os motes do ciclo «Políticas Urbanas de Proximidade», uma colaboração entre a Universidade de Aveiro e a NOVA FCSH. No âmbito da conferência «Os desafios da Democracia de Bairro», adiada pela pandemia e que oportunamente se irá realizar.

Smart Cities – Que perspetivas, entre tecnologia e comunidade

Miguel de Castro Neto, NOVA IMS: Urban Analytics Lab: Cidades em Transição
André Barata, UBI – Como pôr a tecnologia a inventar lugares
Moderação de Luís Baptista (NOVA FCSH)

 

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Subscrição efectuada com sucesso!