XIII edição das JIIDE 2022

XIII edição das JIIDE 2022

As Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE) resultam de uma parceria entre a Direção-Geral do Território de Portugal, o Instituto Geográfico Nacional de Espanha, através de Centro Nacional de Informação Geográfica, e o Governo de Andorra e nesta edição com o Instituto de Estadística y Cartografía de Andalucía e a Universidade de Sevilha, que acolherá as JIIDE 2022. A XIII edição desta conferência centrar-se-á nas questões relacionadas com as novas tendências tecnológicas e como utilizar as infraestruturas de dados espaciais para chegar mais facilmente aos cidadãos.

« Experiência e evolução tecnológica: aproximar as IDE dos cidadãos »

As novas tendências tecnológicas como os Big Data, a Inteligência Artificial ou o Cloud Computing oferecem um mundo de possibilidades extraordinárias, melhorando a capacidade de análise, a extração de informação relevante de enormes fontes de dados, o armazenamento e publicação na internet de milhares de terabytes de imagens, mapas ou dados de sensores em tempo real.

As tecnologias aplicadas à informação geoespacial estão a evoluir rapidamente, adaptando-se às tendências do sector das TIC e facilitando a integração com outros conjuntos de dados (estatísticos, ambientais, turísticos, …). Assim, surgiram novas especificações e normas que permitem novas utilizações até há pouco tempo inimagináveis.

Além disso, a modernização das IDE, através da colaboração das administrações públicas e do sector empresarial geoespacial, permitem a exportação de tecnologia e conhecimentos para outros mercados, tais como o mercado ibero-americano ou europeu.

Por outro lado, a avaliação que está a ser realizada no âmbito da Diretiva INSPIRE parece indiciar que existe um conhecimento limitado das necessidades dos diferentes utilizadores e que, por conseguinte, é essencial concentrarmo-nos nos casos de utilização, boas práticas e experiências dos utilizadores, em vez de nos concentrarmos nos implementadores, como tem sido realizado habitualmente.

Por todas estas razões, as Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais 2022 propõem como ponto de vista primário e preferencial a utilização de novas tecnologias para fornecer aos cidadãos soluções que resolvam problemas específicos.

As JIIDE são um espaço privilegiado de reflexão sobre o tema da informação geográfica e a sua relação com todas as ideias acima mencionadas, uma vez que constituem um fórum para partilhar experiências e projetos, são realizados workshops técnicos com o objetivo de partilhar conhecimentos sobre temas específicos e são organizadas mesas redondas para promover o debate. Foram concebidas para todos os profissionais da administração pública, sector privado e academia que lidam com informação geográfica, ou seja, para todos aqueles que utilizam ou pretendem utilizar infraestruturas de dados espaciais no exercício das suas atividades.

Este ano as JIIDE vão decorrer em Sevilha de 25 a 27 de Outubro e, como todos os anos, a participação é gratuita, mas é necessária uma inscrição prévia para cada uma das sessões, mesas redondas ou workshops. Também será possível acompanhar a conferência em modo virtual.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Subscrição efectuada com sucesso!