André Oliveira

Geospatial Health Scientist

​André Oliveira é doutorado em Saúde Internacional e mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade Nova de Lisboa, e licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade de Lisboa.

Está envolvido em investigação em Saúde Pública há vários anos, principalmente em aplicações de análise espacial em Saúde Humana (Epidemiologia, mas também no âmbito dos serviços de Saúde). Na Direcção-Geral da Saúde, participou no desenvolvimento e gestão de um sistema de vigilância epidemiológica que congregou processos de base de dados (ETL), tecnologias SIG e WebSIG num ambiente multiplataforma, focado no acompanhamento da procura diária de urgências hospitalares e em centros de saúde em Portugal.

Lecionou várias disciplinas relacionadas com bases de dados na Universidade Nova de Lisboa desde 2009, em particular Bases de Dados Espaciais, que leciona no mestrado C&SIG.

Durante o doutoramento, os seus interesses de investigação orientaram-se para a Epidemiologia Espacial, no contexto da relação espacial entre AVC e covariáveis ​​socioeconómicas, em diferentes coortes etários, e através de diferentes formas de estatística espacial.

As suas áreas de investigação focam-se principalmente na modelação de impactos presentes e futuros do clima para a Saúde Humana, juntamente com a influência dos ambientes urbanos.

Share This