Analytics Lab

A analítica urbana representa um pilar fundamental do trabalho que é todos os dias desenvolvido pelo NOVA Cidade – Urban Analytics Lab

Nesta página, pode consultar alguns dos dashboards desenvolvidos para os diversos parceiros do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab e que aqui partilhamos com o público.

COVID-19 Insights

A plataforma COVID-19 Insights apresenta indicadores de natureza prospetiva de apoio à decisão da comunidade empresarial, comunidade académica e público em geral.

O projeto integra múltiplas variáveis representativas de diferentes aspetos económicos, sociais e epidemiológicos, que são analisadas a partir de métodos analíticos avançados.

A COVID-19 Insights fornece informação, atualizada diariamente – ou com frequência semanal, para alguns indicadores – sobre a situação internacional, a situação em Portugal, análise económica (brevemente disponível), índice de risco, mobilidade e modelos epidemiológicos.

Todos os indicadores estão disponíveis tanto em valor absoluto, como relativizados pela população dos vários países.

Saber mais

Estado da Inteligência Urbana em Portugal

Analisar e divulgar o estado do investimento em inteligência urbana nos municípios portugueses.
Elaborado com a tecnologia Power BI e contou com a colaboração e os importantes contributos de 49 membros da Secção de Municípios “Cidades Inteligentes”, localizados de norte a sul do território continental e nas Regiões Autónomas.

Mais informação

LX Open Trees

Lisboa Aberta - EMEL

Projeto LX Analytics Hub

​O projeto de inovação LxAnalyticsHub surge da necessidade demonstrada pelo Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) em dispor de uma solução que permita prever a melhor disposição dos seus meios para o dia seguinte de forma a otimizar o tempo de resposta às ocorrências.

Para responder a este desafio, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) promoveu uma parceria com a SAP, Microsoft, NOVA IMS – Information Management School, ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Altice, para a qual cada entidade contribuiu com a disponibilização de alguns dos seus melhores recursos humanos e tecnológicos.

Com a colaboração destas entidades, foi desenvolvido um modelo analítico com recurso a algoritmos de análise preditiva, visando disponibilizar informação que permita adequar o posicionamento dos meios operacionais do RSB, para cumprir um tempo de resposta às ocorrências não superior a 5 e 10 minutos.

O modelo analítico recorreu às seguintes fontes de dados:

  • histórico de ocorrências do RSB;
  • informação meteorológica proveniente das estações do IPMA;
  • condicionamentos de trânsito;
  • estado do trânsito;
  • posicionamento dos dispositivos móveis da Altice.

Foi possível testar o modelo analítico preditivo desenvolvido pelos cientistas de dados da NOVA IMS e suportado num datalake criado e estruturado pelo ISEL, utilizando tecnologia Microsoft.

Dado o grande potencial demonstrado pelo modelo, prevê-se a sua integração na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa e disponibilização ao RSB para apoio na operação diária das equipas.

Lisboa Inteligente

Neste projeto a Câmara Municipal de Lisboa pretende dar a conhecer o trabalho da autarquia no desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a transformação da autarquia numa cidade inteligente.

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de gestão suportada em dados, integrada, proativa, que promova a eficiência, a transparência, a inovação e o desenvolvimento de novos serviços ao cidadão.

O portal desenvolvido no âmbito deste projeto, permite às pessoas terem conhecimento sobre o que a autarquia está a desenvolver relativamente às smart cities.

Neste portal estão também agregadas todas as iniciativas municipais que a autarquia irá lançar no âmbito das smart cities.

Saber mais

Carris