Portugal Smart Nation
Smart City Expo World Congress de Barcelona 2020
​Iniciativa conjunta ANMP, Cluster Smart Cities Portugal, AICEP, e NOVA Cidade, que tem por objetivo a promoção das empresas e municípios portugueses na área das cidades inteligentes na Smart City Expo World 2020 Barcelona, que decorre de 17 a 19 de novembro de 2020, em Barcelona. Este evento, atualmente a referência mundial para as cidades, celebra este ano o seu 10º aniversário.

A Smart City Expo World 2020 Barcelona é, atualmente, a referência mundial para as cidades e este ano celebra o seu 10º aniversário, razão pela qual se acreditou que este é o ano para uma presença nacional assente em 3 Apostas de Internacionalização:

  • Mobilidade;
  • Ambiente & Qualidade de Vida;
  • Governação & Cidadania.
Smart City Expo World Congress de Barcelona 2019

A Secção Cidades Inteligentes da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) em parceria com a NOVA Cidade – Urban Analytics Lab da NOVA Information School e com o apoio do Consulado Geral de Portugal em Barcelona, estiveram nos dias 20 e 21 de abril na SMARTCITY Expo World Congress, em Barcelona, com uma delegação de autarcas portugueses.

A delegação contou com representantes ao mais alto nível das Câmaras Municipais de Águeda, Caldas da Rainha, Funchal, Guarda, Guimarães, Lagoa, Loures, Murtosa, Oeiras, Pinhel, Santarém, Seixal, Sintra e Viseu e de acordo com Almeida Henriques, Vice-Presidente da ANMP, “A visita conjunta dos diferentes municípios portugueses dá visibilidade ao protagonismo de Portugal na área das Smart Cities e permite não só o conhecimento de soluções inovadoras a aplicar em Portugal, como a partilha de boas práticas entre concelhos.”

A edição 2019 teve como tema “Cities Made of Dreams”, estabelecendo como missão “Capacitar as cidades e generalizar a inovação urbana em todo o mundo. Promovendo a inovação social, o estabelecimento de parcerias e a identificação de oportunidades de negócios, este evento aposta na criação de um futuro melhor para as cidades e para os seus cidadãos em todo o mundo”.

Smart City Expo World Congress de Barcelona 2020

Uma comitiva de representantes de vários municípios portugueses visitou o recinto do Smart City Expo World Congress, que decorreu entre os dias 13 e 15 de Novembro em Barcelona. Numa iniciativa organizada pela Secção de Cidades Inteligentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e pela Nova IMS, os responsáveis nacionais fizeram questão de marcar presença nos stands de empresas portuguesas e conhecer as mais recentes soluções made in Portugal.

Esta deslocação teve por objetivo, não só conhecer as mais recentes soluções, mas também buscar inspiração para a próxima edição do Portugal Smart Cities Summit, que deverá ter lugar no próximo ano, no Parque das Nações. Nos planos da ANMP, está também mais um Smart Cities Tour, cujo arranque está marcado para o próximo mês de Dezembro, e que tem como missão ajudar os municípios portugueses a adotar o conceito de inteligência urbana.

Entre aqueles que estão mais avançados nesta matéria e os que estão a ter o primeiro contacto com os projetos smart city, “temos um país a três velocidades”, disse Almeida Henriques. Para o autarca, o desenvolvimento dos territórios portugueses neste sentido esbarra com duas principais dificuldades que merecem atenção urgente: a coesão digital, com uma parte do país onde não existe ainda acesso, e a ausência de uma estratégia nacional para o sector. “Faz falta um ministério das Cidades”, admitiram os responsáveis.

Na comitiva, para além de Viseu, seguiram também representantes de Faro, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Torres Novas, Oeiras, entre outros, que visitaram os stands das empresas nacionais Compta, Extruplás, Ubiwhere, Wavecom, e de gigantes internacionais como a Huawei, a NEC e a Deloitte, onde o município de Cascais está em destaque.