Cimeira dos Autarcas
​Cimeira dos Autarcas 2020
Agendada para 25 novembro em Coimbra
​Cimeira dos Autarcas 2019

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) Manuel Machado abriu a Cimeira dos Autarcas que se realizou, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit 2019, na FIL, em Lisboa, considerando que é preciso envolver as pessoas nas novas soluções inteligentes criadas a pensar na melhoria da qualidade de vida nos nossos territórios.

Manuel Machado anunciou, nesta Sessão de Abertura, que foi elaborado um conjunto de “sugestões com o objetivo de incentivar a participação dos cidadãos” nestas novas matérias das comunidades inteligentes, trazendo “vantagens recíprocas para todos os lados”.

Esta Cimeira dos Autarcas, que foi realizada com o objetivo de debater os novos desafios que se colocam às cidades inteligentes e de dar a conhecer as novas soluções pensadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, criando comunidades mais modernas, eficientes e sustentáveis, contou com a presença de autarcas de todo o país.

O primeiro painel da conferência teve a temática de ‘O futuro das cidades inteligentes em Portugal (30 propostas)’, as quais se distribuem pelas seguintes áreas: identidade, capital humano, infraestruturas, conectividade e dados. Neste painel participaram ainda responsáveis da Altice, da EDP Distribuição, dos CTT, e da Deloitte.

A conferência prosseguiu com uma Mesa-redonda, com a presença de vários autarcas, inclusive dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, que abordaram as questões tecnológicas inerentes às suas localidades e os desafios que se colocam a pessoas mais exigentes, sendo que os recursos são os mesmos ou menores, pelo que a abordagem da Inteligência Urbana, é a resposta aos desafios. Para estes autarcas, o desafio é agarrar a inteligência artificial e, através dela, promover um cada vez melhor desenvolvimento dos territórios.

​Cimeira dos Autarcas 2018

Realizou-se no dia 11 de abril, em Lisboa, onde foi feita a apresentação de conclusões dos vários workshops temáticos realizados, designadamente:

  • “Cidade como Plataforma” (Albufeira, a 21 de fevereiro),
  • “Mobilidade” (em Ponta Delgada, a 23 de fevereiro);
  • “Resiliência” (Portalegre, a 7 março de 2018);
  • “Sustentabilidade Económica e Financeira” (Guimarães, a 14 de março);
  • “Turismo” (Funchal, a 16 de março);
  • “Edificado” (Seixal, a 21 de março); e
  • “Inovação” (Viseu, a 28 de março).

No final da cerimónia foi entregue o Prémio Smart Cities 2018, que coube à ANMP pelo trabalho que “há três anos realiza na dinamização das smart cities, promovendo e incentivando a cooperação e a partilha de conhecimentos entre os diferentes municípios do país”, de acordo com a organização do evento.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Subscrição efectuada com sucesso!

Share This