Notícias
In memoriam António Almeida Henriques

In memoriam António Almeida Henriques

Há vidas que davam um filme. Outras davam uma escola. No jornal Público, a quatro mãos, Miguel de Castro Neto com Jorge Sobrado. Artigo completo disponível para assinantes aqui ou em pdf aqui.

read more
ALMEIDA HENRIQUES: O ADEUS AO “OBREIRO” DAS SMART CITIES

ALMEIDA HENRIQUES: O ADEUS AO “OBREIRO” DAS SMART CITIES

“Tive o privilégio de poder ser amigo de António Almeida Henriques e testemunhar o papel que desempenhou enquanto verdadeiro obreiro da comunidade de inteligência urbana nacional, ligando o território às empresas e à academia, mas sempre centrado nas pessoas. A sua...

read more
HOW PORTUGAL IS BECOMING A SMART NATION

HOW PORTUGAL IS BECOMING A SMART NATION

Artigo na  publicação Tomorrow.City. Seis empresas portuguesas marcaram presença, em 2020, no Smart City Expo World Congress 2020. O evento líder internacional em inteligência urbana reúne os principais atores globais em inovação no contexto das smart cities,...

read more
Acessibilidade digital – um direito fundamental

Acessibilidade digital – um direito fundamental

Artigo de opinião do Professor Miguel de Castro Neto, Subdiretor na NOVA IMS e Coordenador do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, no Observador. "Sob o lema da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e...

read more
Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
15 hours ago
As Cidades do Futuro
Desafios e oportunidades da WhatNext.Law nas Cidades do Futuro.
Terça-feira, 20 de abril.A NOVA School of Law e a VdA Vieira de Almeida anunciam a Conferência WhatNext.Law | As Cidades do Futuro, na qual terão a honra de contar com o Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Fernando Medina.

A Conferência contará com a intervenção de Alice Charles do World Economic Forum, seguida de um debate entre Alexandra Paio, Professora Auxiliar | ISCTE-IUL, Ana Marques, Coordenadora do Projeto Smart Cities | Estrutura de Missão Portugal Digital, Catarina Selada, Diretora City Lab | CEiiA, e Miguel de Castro Neto,NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, NOVA IMS, moderado por Filipe Alves, Diretor do Jornal Económico. Nesta ocasião, João Vieira de Almeida, Managing Partner da VdA e Mariana França Gouveia, Diretora da NOVA School of Law farão a apresentação do Centro de Investigação WhatNext.Law.

Para mais informações e inscrição, até dia 19 de abril, consulte
www.vda.pt/pt/media/eventos/conferencia-whatnextlaw-as-cidades-do-futuro/23355/
... Ver maisVer menos
As Cidades do Futuro
Desafios e oportunidades da WhatNext.Law nas Cidades do Futuro.
Terça-feira, 20 de abril.
Lançamento online do renovado Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia da Europa, próxima quarta-feira, dia 21 de abril.Local leaders, city representatives across Europe...

Join us online on 21 April for the official launch of the renewed Covenant of Mayors - Europe ambitions!

>> www.eumayors.eu/news-and-events/events/upcoming-events/2525-covenant-of-mayors-stepping-up-action...
... Ver maisVer menos
Lançamento online do renovado Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia da Europa, próxima quarta-feira, dia 21 de abril.
2 days ago
O Município de Braga recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Sustentabilidade na categoria “Bem-estar e Cidades Sustentáveis”, uma iniciativa do Jornal de Negócios que pretende valorizar iniciativas, serviços ou produtos que promovam Cidades ou vilas sustentáveis e o bem-estar da comunidade.«Município recebe menção honrosa no Prémio Nacional de Sustentabilidade»

O Município de Braga recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Sustentabilidade na categoria “Bem-estar e Cidades Sustentáveis”, uma iniciativa do Jornal de Negócios que pretende valorizar iniciativas, serviços ou produtos que promovam Cidades ou vilas sustentáveis e o bem-estar da comunidade.

A distinção premiou a intervenção realizada nas Áreas Mais, que humanizou o espaço colectivo e veio melhorar o bem-estar e a qualidade de vida urbana, criando espaços com as condições para que todos os cidadãos possam ter uma vida social em comunidade. Veio devolver o espaço público aos peões, tornando as áreas acessíveis a todos e para todos e dando primazia às pessoas sobre o automóvel, ao mesmo tempo que procura a redução da velocidade de circulação e o aumento da segurança rodoviária.

De acordo com Miguel Bandeira, Vereador do Planeamento, Reabilitação e Mobilidade do Município de Braga, este projecto contribui para a afirmação de um novo modelo de Cidade assente na ´reabilitação urbana, na humanização do espaço público e na mobilidade sustentável´. “A intervenção nas Áreas Mais é um dos primeiros passos na valorização do peão nas urbanizações da Cidade perante um longo caminho que todos temos que trilhar em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo.”

Em Braga, estima-se que 25% da população residente apresenta algum tipo de dificuldade em matéria de mobilidade. Nesse sentido, as Áreas Mais espelham a visão do Município de mudança de paradigma para a mobilidade urbana sustentável articulada com a estratégia de reabilitação urbana.

Leia mais em: bit.ly/3uMjJWG
... Ver maisVer menos
O Município de Braga recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Sustentabilidade na categoria “Bem-estar e Cidades Sustentáveis”, uma iniciativa do Jornal de Negócios que pretende valorizar iniciativas, serviços ou produtos que promovam Cidades ou vilas sustentáveis e o bem-estar da comunidade.
2 days ago
“Guimarães 2030: Ecossistema de Governança” foi o tema da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Guimarães e reconhecida na categoria de Bem-estar e Cidades Sustentáveis, através da análise de um conceituado júri constituído por Miguel de Castro Neto (subdiretor da Nova), José Manuel Pedreirinho (Ex-presidente da Ordem dos Arquitetos), Luísa Schmidt (Socióloga e Investigadora do ICS), Miguel Eiras Antunes (Partner da Smart City Deloitte) e Paula Teles (Ceo da Mobilidade PT). ... Ver maisVer menos
“Guimarães 2030: Ecossistema de Governança” foi o tema da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Guimarães e reconhecida na categoria de Bem-estar e Cidades Sustentáveis, através da análise de um conceituado júri constituído por Miguel de Castro Neto (subdiretor da Nova), José Manuel Pedreirinho (Ex-presidente da Ordem dos Arquitetos), Luísa Schmidt (Socióloga e Investigadora do ICS), Miguel Eiras Antunes (Partner da Smart City Deloitte) e Paula Teles (Ceo da Mobilidade PT).Image attachmentImage attachment
Load more
Share This