SCEWC: SMART PORTUGAL EM DESTAQUE NA EDIÇÃO DE TODOS OS RECORDES
O maior e mais importante evento mundial do setor das cidades inteligentes tornou-se, este ano, ainda maior. O Smart City Expo World Congress (SCEWC), realizado entre 7 e 9 de novembro, em Barcelona, recebeu mais de 1.100 expositores, o que representa um aumento de quase 30% em relação ao ano passado, além de mais de 25 mil visitantes (em 2022 foram 20 mil) e mais de 800 cidades e 140 países. “Números recorde, numa edição inesquecível”, diz um comunicado da organização, que também colocou Portugal entre os países em maior destaque no evento.
O stand Smart Portugal foi, de resto, um dos mais concorridos do pavilhão 2 da Fira, tendo sido visitado por mais de 8 mil pessoas durante os três dias de certame. Além de várias empresas (como Esri Portugal, Minsait, Wavexom ou MEO) e do Polo de Inovação AI4PA, o espaço organizado pelo Nova Cidade – Urban Analytics Lab reuniu ainda 43 municípios, quatro com expositor individual – Guimarães, Porto, Lisboa e Oeiras – e os restantes integrados nas três Comunidades Intermunicipais (CIM) presentes: Oeste, Viseu Dão Lafões e Médio Tejo.
Para Miguel de Castro Neto, coordenador do Nova Cidade, tratou-se de “um momento transformacional, que teve o grande mérito de reunir, promover a colaboração e juntar no mesmo espaço empresas, academia e autoridades locais”. O responsável sublinhou também que muitos projetos que a feira considerou o futuro das cidades inteligentes já são uma realidade em Portugal, como ficou demonstrado no stand nacional: “a Cidade dos 15 minutos, o simulador de sinistralidade rodoviária, a antecipação da ocupação de espaços por pessoas e movimento de bens são tudo exemplos que mostram como o nosso país pode ser um laboratório vivo da inteligência urbana e dos territórios inteligentes e sustentáveis”, disse à Smart Cities no final do evento.
Aceda ao artigo completo aqui.