Notícias

SCEWC: SMART PORTUGAL EM DESTAQUE NA EDIÇÃO DE TODOS OS RECORDES

Nov 13, 2023

O maior e mais importante evento mundial do setor das cidades inteligentes tornou-se, este ano, ainda maior. O Smart City Expo World Congress (SCEWC), realizado entre 7 e 9 de novembro, em Barcelona, recebeu mais de 1.100 expositores, o que representa um aumento de quase 30% em relação ao ano passado, além de mais de 25 mil visitantes (em 2022 foram 20 mil) e mais de 800 cidades e 140 países. “Números recorde, numa edição inesquecível”, diz um comunicado da organização, que também colocou Portugal entre os países em maior destaque no evento.

O stand Smart Portugal foi, de resto, um dos mais concorridos do pavilhão 2 da Fira, tendo sido visitado por mais de 8 mil pessoas durante os três dias de certame. Além de várias empresas (como Esri Portugal, Minsait, Wavexom ou MEO) e do Polo de Inovação AI4PA, o espaço organizado pelo Nova Cidade – Urban Analytics Lab reuniu ainda 43 municípios, quatro com expositor individual – Guimarães, Porto, Lisboa e Oeiras – e os restantes integrados nas três Comunidades Intermunicipais (CIM) presentes: Oeste, Viseu Dão Lafões e Médio Tejo.

Para Miguel de Castro Neto, coordenador do Nova Cidade, tratou-se de “um momento transformacional, que teve o grande mérito de reunir, promover a colaboração e juntar no mesmo espaço empresas, academia e autoridades locais”. O responsável sublinhou também que muitos projetos que a feira considerou o futuro das cidades inteligentes já são uma realidade em Portugal, como ficou demonstrado no stand nacional: “a Cidade dos 15 minutos, o simulador de sinistralidade rodoviária, a antecipação da ocupação de espaços por pessoas e movimento de bens são tudo exemplos que mostram como o nosso país pode ser um laboratório vivo da inteligência urbana e dos territórios inteligentes e sustentáveis”, disse à Smart Cities no final do evento.

Aceda ao artigo completo aqui.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Subscrição efectuada com sucesso!

Share This