Smart Portugal

A existência de inúmeros projetos de inteligência urbana inovadores que estão em desenvolvimento nos diferentes concelhos do nosso país criou uma oportunidade única para a troca de experiências e para a construção de uma comunidade de partilha de conhecimento.

A ambição do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab de desempenhar um papel ativo na construção de um ecossistema de inteligência urbana e territorial em Portugal é materializada no SMART PORTUGAL.

Hoje o SMART PORTUGAL é uma rede colaborativa reunindo o território (autarquias), a academia e as empresas que de forma orgânica constroem, em conjunto, um Pais mais inteligente e sustentável a partir do território, da sua identidade e dos seus recursos endógenos.

A ação do SMART PORTUGAL desenvolvesse através: de um conjunto de eventos que anualmente dinamizam e mobilizam a comunidade na partilha de conhecimento e na identificação de desafios e oportunidades, através do Smart Cities Tour e da Cimeira dos Autarcas; do estabelecimentos de ligações internacionais e da projeção de Portugal como País exportador de boas práticas e produtos e serviços inovadores; e da construção de uma rede social de inteligência urbana em Portugal, onde o público conhece o que de melhor se faz no País e a comunidade autárquica tem acesso a uma Intranet de partilha do conhecimento.

Como referia Jane Jacobs, “Cities have the capability of providing something for everybody, only because, and only when, they are created by everybody.”

Para o alcance desta ambição, o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab associou-se à ANMP para implementar um plano anual de atividades que visam promover a partilha de informação entre os diferentes municípios e entidades relevantes nas áreas das Smart Cities.

O objetivo final é acelerar a inovação dos projetos de Smart Cities em Portugal, tornando o País num exemplo de excelência ao nível mundial.

Smart Cities Tour

A Smart Cities Tour é um polo de partilha de conhecimento e reflexão itinerante que percorre várias cidades de Portugal Continental e Ilhas.

Esta iniciativa, organizada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), através da Secção Cidades Inteligentes em parceria com a NOVA Cidade, e outros parceiros, tem como objetivo debater os novos desafios das cidades e dar a conhecer as soluções que vão permitir melhorar a qualidade de vida das pessoas criando cidades mais modernas, eficientes e sustentáveis.

Os resultados têm, por isso, sido muito positivos, tanto do lado dos municípios que necessitam de conhecer novas soluções, como para as próprias empresas que têm de adequar as capacidades da tecnologia às necessidades de cada realidade urbana. Aqui, a universidade desempenha um papel extremamente relevante na definição de novos conteúdos e modelos de gestão, capacitando os necessários recursos humanos para implementar novas metodologias associadas à gestão inteligente dos dados na cidade.

Cimeira dos Autarcas

A Cimeira dos Autarcas é o evento de fecho e de balanço da iniciativa Smart Cities Tour.

Smart Portugal

A plataforma SMART PORTUGAL pretende apoiar a gestão do conhecimento da inteligência urbana no nosso país e constituir-se como uma rede municipal de pessoas e projetos que suporta a partilha das boas práticas e os ensinamentos recolhidos no processo, facilitando o acesso não apenas aos projetos, mas mais importante, aos responsáveis pelos mesmos, visando criar uma comunidade de prática no contexto das Cidades Inteligentes em Portugal.

A dinâmica que se vive hoje em Portugal no contexto das cidades inteligentes, passível de ser comprovada pelos inúmeros projetos de inteligência urbana que atualmente despontam nas cidades e vilas do país e pelo facto da Secção de Municípios Cidades Inteligentes ser, no espaço de dois anos, a maior secção da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, coloca aos atores desta verdadeira revolução o desafio da partilha do conhecimento.​

Portugal Smart Nation

É uma iniciativa que alarga o âmbito do Smart Portugal a outras entidades para além dos municípios portugueses e que conta com a colaboração da AICEP Portugal Global, E.P.E. – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e do Cluster Smart Cities Portugal, para além da NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA IMS da Universidade NOVA de Lisboa e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Esta iniciativa tem por objetivo:

  • partilhar e inspirar inovação;
  • contribuir para um conceito Português de Cidade Inteligente e Sustentável, e
  • promover e afirmar as empresas nacionais no mercado global das Smart Cities.

E consubstancia-se na participação de Portugal em eventos “Smart Cities” de entre os quais destaque para a Smart City Expo World Congress de Barcelona‎, principal evento mundial para cidades, ponto de encontro único para todo o ecossistema de cidades inteligentes.

Líderes corporativos, representantes públicos, empresários, especialistas e académicos de todo o mundo se reúnem neste tipo de eventos para aprender uns com os outros, compartilhar experiências, falar sobre as melhores práticas e abrir novos caminhos para a colaboração internacional.

O desenvolvimento sustentável do território é também conseguido através da transformação digital das cidades, sendo o SMARTCITY Expo World Congress a montra da inovação mundial das cidades. A Smart City Expo World Congress permite que governos e organizações intergovernamentais apoiem as economias locais, as PME locais e fortaleçam a marca de País ou cidade/município, nomeadamente abrindo caminhos para encontrar parceiros ou fornecedores de soluções.

Share This