Projetos

A Inteligência Urbana e/ou Territorial são duas das áreas de atuação do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab.

Esta inteligência, fruto da transformação digital, veio dar-nos os meios para criarmos novos modelos de governação, em que, tirando partido da tecnologia, conseguimos alterar os modelos de governação – nomeadamente, o planeamento e a gestão das cidades e/ou de um determinado território.

Inteligência Urbana

A Inteligência Urbana é, também, fruto da transformação digital, e veio dar-nos os meios para criarmos novos modelos de governação nas cidades, em que, tirando partido da tecnologia, conseguimos alterar os modelos de governação – nomeadamente, o planeamento e a gestão das cidades.

A inteligência urbana enquanto política pública é um “chapéu” que envolve áreas que vão da eficiência energética, à gestão da água, dos resíduos, à monitorização de níveis de poluição e do tráfego rodoviário. Áreas em que a tecnologia tem, hoje, um potencial para resolver problemas de forma mais eficiente e com poupança de recursos.

Inteligência Territorial

A Inteligência Territorial assenta em metodologias e ferramentas, que visam ajudar a mobilização de entidades e informação, para o apoio ao desenvolvimento sustentável. Estas metodologias combinam sistemas de informação territorial com a mobilização de participantes para, em grupo, trabalharem com vista na criação de informação e subsequentemente transformá-la em ação.

Hoje, mais do que nunca, assistimos a uma consolidação da ideia de que o território e o seu correto planeamento e usufruto são, simultaneamente, um direito e uma obrigação de todos, construído por todos e para todos. Para que tal seja efetivamente uma realidade, é indispensável dispormos de um correto modelo de desenvolvimento territorial, integrado e colaborativo, associado a um planeamento proactivo, flexível e capaz de se adequar às dinâmicas sociais, económicas e ambientais, constituindo-se, assim, numa ferramenta indispensável para um desenvolvimento coeso, sustentável e inclusivo.

No NOVA Cidade – Urban Analytics Lab acreditamos que a única limitação à criação de novos produtos e serviços de inteligência urbana e territorial é a criatividade e que somos capazes de transformar os dados em informação útil para o desejado desenvolvimento coeso, sustentável e inclusivo.