Formação

Pós-Graduação

É hoje uma realidade inquestionável a importância da inteligência urbana na construção das cidades.

A Pós-Graduação em Smart Cities tem como objetivo principal preparar profissionais capazes de participar na construção das cidades analíticas, através do desenvolvimento de soluções inovadoras de recolha, processamento e análise dos dados da cidade que promovam uma melhor governança das mesmas em paralelo com uma cidadania mais ativa e participada.

Para informações mais detalhadas, clique aqui ou contacte-nos: novacidade@novaims.unl.pt.

Brochura disponível aqui.

Formação de Avançada

Pode estudar com investigadores/técnicos altamente qualificados e beneficiar das excelentes competências técnicas e fontes de dados que possuímos. A nossa formação está desenhada tanto para profissionais ou estudantes das ciências exatas como das ciências sociais, podendo ser feita à medida e customizada de acordo com os seus interesses.

Para mais informações sobre as nossas formações contacte-nos: novacidade@novaims.unl.pt.

Brochura disponível aqui.

Formação à Medida

O NOVA Cidade – Urban Analytics Lab organiza programas de formação dedicada, no âmbito das áreas da inteligência e analítica urbanas e dados abertos. Os programas disponibilizados são estruturados em conjunto com os diversos atores presentes no território e adaptados às necessidades e características específicas de cada organização.

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail: novacidade@novaims.unl.pt.

Brochura disponível aqui.

Campolide 2021 Challenge

O Campolide 2021 Challenge foi um desafio lançado, pela Junta de Freguesia de Campolide (JFC), para o projeto final do curso de licenciatura “Smart and Sustainable Cities” da NOVA IMS, a executar durante o segundo semestre de 2021.

A JFC desafiou os alunos a conceberem soluções orientadas para um cenário urbano real, proporcionando acesso aos principais intervenientes na comunidade e aos dados da Junta, paralelamente os alunos tiveram acesso aos dados abertos da cidade de Lisboa.

Os alunos, aplicando conceitos inteligentes, conceberam intervenções exequíveis dentro dos recursos disponíveis da JFC e com potencial impacto na comunidade.

10 grupos de estudantes apresentaram os seus projetos finais ao Departamento de Inovação e ao Presidente da Junta de Freguesia de Campolide, dos quais os mais promissores foram reconhecidos e considerados para futuros desenvolvimentos e implementação.

Veja aqui os resultados.

Este tipo de iniciativa é uma excelente oportunidade para os alunos da NOVA IMS ganharem experiência, real e prática, na aplicação direta da ciência dos dados a uma comunidade. Puderam colaborar diretamente com os professores no complexo desenho de intervenção, utilizar os recursos do NOVA Cidade Urban Analytics Lab, interagir diretamente com os líderes comunitários e identificar soluções relevantes para desafios urbanos. Quer saber mais sobre os nossos próximos cursos?

O Campolide2021Challenge é também uma oportunidade para, líderes comunitários, empresas locais e cidadãos, aproveitarem a criatividade e a motivação dos alunos universitários para os ajudarem a enfrentar os desafios reais que as comunidades enfrentam.

Está interessado em tornar-se um parceiro deste Lab e implementar o seu próprio projeto como um desafio futuro para os nossos alunos? Entre em contacto!

Informação adicional disponível no Campolide 2021 Challenge Hub.

 

 

Summer Schools

O NOVA Cidade – Urban Analytics Lab organiza escolas de verão regulares, em parceira com os mais conceituados programas universitários e científicos internacionais, em que se incluem o MIT Portugal (MPP) e o Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), e em estreita e ativa colaboração com os mais diversos stakeholders, públicos e privados, desde universidades a empresas ou municípios. As summer schools, desenhadas para dar formação em matérias relacionadas com as áreas da inteligência e analítica urbanas e dados abertos e contribuir para a melhoria da governação e dos ambientes urbanos, contam habitualmente com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT) ao nível da disponibilização de  Bolsas de Iniciação à Investigação (BII) e Bolsas de Investigação (BI) para os participantes de cada edição no âmbito do Apoio Especial “Verão com Ciência” .

Escolas de verão atualmente em curso:

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Subscrição efectuada com sucesso!

Share This