Ongoing Challenges

Os dados em si não possuem valor, o valor decorre do seu uso ou, mais concretamente, quando através do seu processamento somos capazes de criar informação que suporta a tomada de decisão.

A verdadeira inteligência urbana apenas acontecerá quando quem governa o território for capaz de estabelecer estratégias que conduzem à construção da cidade como plataforma, criando as condições necessárias e suficientes para, tirando partido da gestão da informação e da ciência dos dados alavancada no big data, alterar radicalmente o paradigma de planeamento e gestão das nossas cidades e vilas.

Mas os dados em si não possuem valor, o valor decorre do seu uso ou, mais concretamente, quando através do seu processamento somos capazes de criar informação que suporta a tomada de decisão e conduz à ação (informação são dados em contexto).

Nesse sentido, nesta página, pode consultar algumas das soluções de analítica e de visualização de dados suportadas em big data que ainda estão em desenvolvimento para os diversos parceiros do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab e que estão abertas a contributos e à participação de investigadores interessados.

Identificação de pontos de incidência dos acidentes rodoviários e da sua correlação com outros fatores

Problemática: A existência de acidentes rodoviários, apesar de diretamente afetar e implicar os utilizadores da via, não têm necessariamente de depender deles para a sua ocorrência. Fatores externos podem afetar, proporcionar ou aumentar, a sua ocorrência desde que os mesmos sejam capazes de produzir alterações às condições de perceção, naturalmente expectáveis, por parte dos utilizadores.

Resultados esperados: Identificar padrões, repetitivos, entre a ocorrência de um acidente, correlacionando os diversos estímulos ao utilizador da via e as condições existentes no momento.

Data de Início: 04-09-2020

Data de Fim: 31-10-2021

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Determinação do impacto da pandemia por COVID 19 na mobilidade e ambiente

Problemática: Os efeitos da pandemia causada pela doença COVID 19 trouxe um impacto significativo na mobilidade urbana. Existe um novo paradigma na mobilidade urbana criada pela insegurança da utilização dos meios de transporte com elevadas concentrações de pessoas, constatando-se um aumento da utilização de meios de transportes suaves.

Resultados esperados: Pretende-se estudar os efeitos desta pandemia na mudança de meios de transporte para os modos suaves.

Data de Início: 04-09-2020

Data de Fim: 31-10-2021

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Taxação de estacionamentos privativos no município de Lisboa

Descrição: Em determinados casos, os hotéis, as instituições, os ministérios, os partidos políticos, entre outros, têm estacionamento atribuído pelo município através de licenciamento e pagamento de taxa devida. Neste âmbito, pretende-se identificar quais são os estacionamentos atribuídos e se estão a ser pagas as taxas.

Resultados esperados: Espera-se obter uma estimativa do valor das taxas não cobradas pelo município de Lisboa, através de cruzamento de fontes de informação.

Data de Início: 14-10-2019

Data de Fim:
14-10-2020

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Walkability simulator

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Criação indicador de tráfego geral e indicadores para cada uma das principais vias de entrada na cidade

​Problemática: A caracterização do tráfego no município, usando um indicador único global, é sem dúvida um fator determinante para correlação com outros domínios, quer de gestão como de administração. A par do indicador único global para caraterização do tráfego, a perceção do estado das principais vias de entrada em Lisboa bem como as principais vias da cidade, além de constituírem a base de afetação do indicador global, permitem por si só avaliar o estado do tráfego na periferia do município, com implicação no comportamento das vias geridas por outros operadores rodoviários, e cujo município não controla diretamente.

Resultados esperados: Este indicador único global para o município, além de introduzir uma componente holística na perceção global da cidade, permite potenciar a promoção da mobilidade sustentável, correlacionando a prazo com indicadores globais de outros meios de transporte. Para alem do indicador único global, pretende-se possuir indicadores das principais vias da cidade.

Data de Início: 04-09-2020

Data de Fim: 31-10-2021

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Impacto do COVID-19 no Alojamento Local (AL)

​Descrição: Com este desafio pretende-se estimar o efeito que o COVID teve sobre as estadias em Alojamento Local (AL) através da técnica de Web Scraping às plataformas de alojamento local.

Data de Início: 04-09-2020

Data de Fim: 31-10-2021

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Fix my street biased city governance

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Desenvolvimento de modelo hibrido de produção de noticias hiperlocais com dados abertos e inteligência artificial

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