Desafios

Os dados em si não possuem valor, o valor decorre do seu uso ou, mais concretamente, quando através do seu processamento somos capazes de criar informação que suporta a tomada de decisão.

A verdadeira inteligência urbana apenas acontecerá quando quem governa o território for capaz de estabelecer estratégias que conduzem à construção da cidade como plataforma, criando as condições necessárias e suficientes para, tirando partido da gestão da informação e da ciência dos dados alavancada no big data, alterar radicalmente o paradigma de planeamento e gestão das nossas cidades e vilas.

Mas os dados em si não possuem valor, o valor decorre do seu uso ou, mais concretamente, quando através do seu processamento somos capazes de criar informação que suporta a tomada de decisão e conduz à ação (informação são dados em contexto).

Nesse sentido, nesta página, pode consultar algumas das soluções de analítica e de visualização de dados suportadas em big data que ainda estão em desenvolvimento para os diversos parceiros do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab e que estão abertas a contributos e à participação de investigadores interessados.

Determinação do impacto da pandemia por COVID 19 na mobilidade e ambiente

Problemática: Os efeitos da pandemia causada pela doença COVID 19 trouxe um impacto significativo na mobilidade urbana. Existe um novo paradigma na mobilidade urbana criada pela insegurança da utilização dos meios de transporte com elevadas concentrações de pessoas, constatando-se um aumento da utilização de meios de transportes suaves.

Resultados esperados: Pretende-se estudar os efeitos desta pandemia na mudança de meios de transporte para os modos suaves.

Data de Início: 04-09-2020

Data de Fim: 31-10-2021

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Cidade dos 15 Minutos

​Descrição: Desenvolver um modelo de avaliação da capacidade de resposta das cidades ao desafio da “Cidade dos 15 minutos” através da utilização de dados abertos e cruzando uma abordagem de business intelligence com sistemas de informação geográfica capaz de permitir ao cidadão identificar um qualquer ponto de interesse e o sistema fornecer informação sobre os serviços capazes de serem alcançados em 15 minutos a pé ou de bicicleta.

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

Mobilidade

Problema: Apoio a novas abordagens de planeamento e gestão com novas ferramentas para avaliar o impacto e a previsão de comportamentos.

Pergunta: Quais são as características demográficas, ambientais e infraestruturais das estações GIRA com maior demanda? Quais são as coletas e entregas estimadas nas estações GIRA por um determinado período de dia?

Data de Início: 15-03-2020

Data de Fim: 15-08-2021

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Mobilidade

Problema: Modelo de risco associado a variações em mobilidade.

Pergunta: Existe uma correlação e posso modelar o risco através de dados de mobilidade?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Mobilidade

Problema: Planeamento de Infraestrutura.

Pergunta: Como podemos melhorar a infraestrutura da cidade através de dados de Mobilidade?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Infraestruturas verdes

Problema: Evolução da localização dos espaços verdes na cidade de Lisboa

Pergunta: Como os perímetros espaciais das zonas verdes evoluíram, dentro da cidade de Lisboa, desde 2000? As suas áreas aumentaram ou diminuíram? A sua configuração geométrica mudou ou manteve-se?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Poluição

Problema: Evolução dos padrões espaciais na poluição atmosférica urbana

Pergunta: Quais foram os padrões na distribuição espacial da poluição urbana, até fevereiro de 2020, e qual foi a sua evolução até à situação atual?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Poluição

Problema: Quantificação da poluição atmosférica urbana

Pergunta: Qual foi a quantidade mensal total de poluição atmosférica urbana, até fevereiro de 2020, e qual foi a sua evolução mensal até à situação atual?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Gestão de resíduos

Problema: Identificação de padrões para apoiar a previsão da produção de resíduos urbanos associados a uma variedade de informações de contexto (por exemplo, eventos, situação climática, etc.)

Pergunta: Qual é o perfil social e económico dos cidadãos que produzem mais resíduos indiferenciados? Qual é a quantidade prevista de resíduos indiferenciados produzidos que devem ser recolhidos pelo município semanalmente?

Data de Início: 15-03-2020

Data de Fim: 15-08-2021

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Emergência

Problema: Desenvolver novas abordagens de planeamento e gestão dos acidentes de trânsito, juntamente com novas ferramentas para avaliar o impacto e previsão de comportamentos.

Pergunta: Quais são as características dos locais onde existe um maior número de acidentes de trânsito? Onde e a que horas do dia se espera existir um maior número de acidentes de trânsito?

Data de Início: 15-03-2020

Data de Fim: 15-08-2021

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Taxação de estacionamentos privativos no município de Lisboa

Descrição: Em determinados casos, os hotéis, as instituições, os ministérios, os partidos políticos, entre outros, têm estacionamento atribuído pelo município através de licenciamento e pagamento de taxa devida. Neste âmbito, pretende-se identificar quais são os estacionamentos atribuídos e se estão a ser pagas as taxas.

Resultados esperados: Espera-se obter uma estimativa do valor das taxas não cobradas pelo município de Lisboa, através de cruzamento de fontes de informação.

Data de Início: 14-10-2019

Data de Fim: 14-10-2020

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Região Demarcada do Douro e Porto

Problema: Painel descritivo dinâmico orientado para o mercado.

Pergunta: Qual é o melhor destino para os vinhos da Região Demarcada do Douro e do Porto (RDDP) no próximo ano?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Região Demarcada do Douro e Porto

Problema: Modelo para a geração de áreas de influência com vista na otimização das uvas e do transporte de vinho.

Pergunta: Quais são os pontos críticos em relação às rotas de trânsito da uva e do vinho?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Região Demarcada do Douro e Porto

Problema: Modelo de apoio para monitoria, controlo e validação da Declaração de Colheita e Produção.

Pergunta: Como posso monitorar e onde devo focar as minhas atividades de inspeção?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Região Demarcada do Douro e Porto

Problema: Modelo preditivo para estimar o potencial de produção de uva na Região Demarcada do Douro e Porto.

Pergunta: Qual é a produção de uva no próximo ano?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Impacto do COVID-19 no Alojamento Local (AL)

​Descrição: Com este desafio pretende-se estimar o efeito que o COVID teve sobre as estadias em Alojamento Local (AL) através da técnica de Web Scraping às plataformas de alojamento local.

Data de Início: 04-09-2020

Data de Fim: 31-10-2021

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Mobilidade

Problema: Análise descritiva das cidades.

Pergunta: Como podemos definir métricas para descrever e comparar a mobilidade ao nível da cidade?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Mobilidade

Problema: Impacto do Covid19 na mobilidade das cidades.

Pergunta: Até que ponto a pandemia Covid19 mudou a mobilidade nas cidades?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Mobilidade

Problema: Medidas politicas com impacto na mobilidade.

Pergunta: Até que ponto as medidas governamentais afetam a mobilidade nas cidades?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Mobilidade

Problema: Um Dia Normal nos fluxos de mobilidade das cidades.

Pergunta: Quem viaja pela cidade? Um estudo de deslocações na cidade.

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Infraestruturas verdes

Problema: Quantificação da evolução da área total de espaço verde na cidade de Lisboa.

Pergunta: Qual é a soma anual total da área verde (m2) na cidade de Lisboa, para o período considerado?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Poluição

Problema: Elaboração de modelos preditivos de propagação de poluentes líquidos e atmosféricos na cidade de Lisboa.

Pergunta: Na situação de acidente com substâncias de risco, como ocorre a propagação de poluentes atmosféricos e líquidos na cidade de Lisboa?

Data de Início: 15-03-2020

Data de Fim: 15-08-2021

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Estacionamento

Problema: Identificação de padrões e previsão de estacionamento na cidade de Lisboa para melhorar a eficácia da sua vigilância.

Pergunta: Quais são as características dos locais onde existe um maior número de ocorrências em relação ao estacionamento irregular? Onde e a que horas do dia se espera existir um maior número de ocorrências relativas a estacionamento irregular?

Data de Início: 15-03-2020

Data de Fim: 15-08-2021

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Criação indicador de tráfego geral e indicadores para cada uma das principais vias de entrada na cidade

​Problemática: A caracterização do tráfego no município, usando um indicador único global, é sem dúvida um fator determinante para correlação com outros domínios, quer de gestão como de administração. A par do indicador único global para caraterização do tráfego, a perceção do estado das principais vias de entrada em Lisboa bem como as principais vias da cidade, além de constituírem a base de afetação do indicador global, permitem por si só avaliar o estado do tráfego na periferia do município, com implicação no comportamento das vias geridas por outros operadores rodoviários, e cujo município não controla diretamente.

Resultados esperados: Este indicador único global para o município, além de introduzir uma componente holística na perceção global da cidade, permite potenciar a promoção da mobilidade sustentável, correlacionando a prazo com indicadores globais de outros meios de transporte. Para alem do indicador único global, pretende-se possuir indicadores das principais vias da cidade.

Data de Início: 04-09-2020

Data de Fim: 31-10-2021

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Fix my street biased city governance

​Descrição: Hoje uma das boas prática na governação participada das cidades tirando partido da inteligência colectiva, as aplicação do tipo “Fix my street” permitem identificar em tempo real e por comunicação direta dos cidadãos através dos seus smart phones os problemas das cidades e promover a sua resolução com a maior rapidez e eficiência possível.
No entanto, a generalização do seu uso tem levantado a questão da fractura digital e a dúvida sobre a capacidade das mesmas responder às necessidades da cidade e assegurar uma das ambições do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, a inclusão, isto é, que esta forma de gerir a cidade garante a qualidade e o nível de serviço a todos os munícipes e não está enviesada pelo grau de literacia digital das diferentes realidades sócio-económicas do tecido urbano da cidade. 
Neste projeto pretende-se cruzar os dados recolhidos pelas aplicações do tipo “fix my street” e cruzar os mesmo com dados sócio-demográficos para melhor compreender o fenómeno.

Data de Início: 1-2-2021

Data de Fim: a decorrer

Notícias Hiperlocaiis

​Descrição: Promover o desenvolvimento de um modelo hibrido de produção de noticias hiperlocais suportada por fontes de dados abertos e utilizando inteligência artificial capaz de suportar a edição de boletins de notícias destinados a mercados locais (bairros ou juntas de freguesia) conciliando de forma virtuosa os mais recentes desenvolvimentos da ciência dos dados na utilização de dados não estruturados com as competências jornalísticas. 

Data de Início: 1-2-2021

Data de Fim: a decorrer

Região Demarcada do Douro e Porto

Problema: Dashboard dinâmico para avaliação e benchmarking de custos operacionais de vinhedos.

Pergunta: Comparando com outros viticultores na minha zona, é o meu custo por kg de uva mais alto?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Região Demarcada do Douro e Porto

Problema: Modelo analítico de ajuda para a:

  • identificação da relação entre dados físicos e químicos / qualidade (percebida) / mercado / parcelas;
  • identificação de perfis de agentes econômicos; e
  • geração de informações relevantes para o trabalho operacional do laboratório (métricas relacionadas a quantidades e tempos de resposta).

Pergunta: Existe alguma relação entre dados químicos e físicos / qualidade / mercado / parcelas?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Região Demarcada do Douro e Porto

Problema: Modelo de Informação de apoio à rastreabilidade dos ativos de conta corrente e à tomada de decisão ao nível da certificação.

Pergunta: Como posso rastrear o vinho e apoiar o processo de certificação?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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Região Demarcada do Douro e Porto

Problema: Modelo de apoio à comunicação anual de colheita e autorização de produção com base em variáveis de qualidade e de mercado.

Pergunta: Com base nas variáveis de qualidade e de mercado, qual deve ser o ranking e a produção geral permitida no próximo ano?

Data de Início: 01-02-2021

Data de Fim: a decorrer

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