“A ESTRATÉGIA NACIONAL [DE SMART CITIES] É CENTRAL PARA A POLÍTICA DO GOVERNO”, DIZ SECRETÁRIO DE ESTADO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Enquanto o sector aguarda a publicação da Estratégia Nacional de Smart Cities, o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, deixou ontem a garantia de que esta é “central para a política do Governo”. O governante esteve presente na inauguração oficial do stand Smart Portugal na feira internacional Smart City Expo World Congress (SCEWC), que abriu ontem as portas em Barcelona.
“Aguardarei a publicação da Estratégia e, quando o Governo o fizer, ficaremos todos a saber [no que consiste], mas uma coisa posso dizer: a estratégia nacional é central para a política do Governo”, disse o secretário de Estado em exclusivo à Smart Cities. Bernado Ivo Cruz acrescentou que “toda a política de digitalização é absolutamente central” para o Executivo, sendo o facto de a secretaria de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, liderada por Mário Campolargo, responder directamente ao primeiro-ministro prova disso mesmo. “Há uma ligação directa entre o senhor primeiro-ministro e o trabalho do secretário de Estado Mário Campolargo.”
Em representação do Governo, Bernardo Ivo Cruz marcou presença na inauguração oficial do stand Smart Portugal naquela que é a principal feira internacional dedicada ao tema das cidades inteligentes, o SCEWC. A iniciativa nacional, promovida pelo NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e do Consulado Geral de Portugal em Barcelona, destaca-se por ser a primeira vez que Portugal está presente neste evento enquanto expositor.
Artigo completo disponível aqui.